SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Construção de um teste de visualização a partir da psicologia cognitivaPersonalidade, interesses e habilidades: um estudo correlacional da BPR-5, LIP e do 16PF índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

GOUVEIA, Valdiney V.; SINGELIS, Theodore M.  y  COELHO, Jorge Artur Peçanha de Miranda. Escala de Auto-Imagem: comprovação da sua estrutura fatorial. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.1, pp. 49-59. ISSN 1677-0471.

O presente estudo teve como objetivo adaptar para a população estudantil brasileira a Escala de Auto-Imagem, comprovando sua estrutura fatorial. Participaram 400 jovens provenientes de instituições de ensino médio de três municípios paraibanos. Estes tinham em média 20 anos de idade, sendo a maioria do sexo feminino e solteiros. Suas respostas a este instrumento foram submetidas primeiro a uma análise de Componentes Principais, com rotação promax e critério de extração de dois componentes com carga fatorial igual ou superior a ± 0,30. Os resultados apoiaram a presença de dois fatores com eigenvalue superior a 1,00, explicando 18,1% da variância total, apresentando consistência interna de 0,52 e 0,54 para a auto-imagem independente e interdependente, respectivamente. Realizou-se posteriormente uma Análise Fatorial Confirmatória para comprovar esta estrutura fatorial, comparando os modelos uni e bifatorial. Este último se mostrou mais adequado [Dc2 (1) = 92,54, p < 0,01, GFI = 0,89, AGFI = 0,87], corroborando a teoria em que se fundamentou esta medida. Tais resultados são discutidos à luz dos encontrados em outras culturas.

Palabras clave : Independência; Interdependência; Auto-Imagem; Eu.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License