SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Self-construal scale: corroboration of its factorial structurePsychological Assessment of children and adolescents at risk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

PRIMI, Ricardo et al. Personalidade, interesses e habilidades: um estudo correlacional da BPR-5, LIP e do 16PF. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.1, pp. 61-72. ISSN 1677-0471.

Este estudo explorou as correlações entre habilidades, interesses e traços de personalidade investigada em um grupo de 60 adolescentes que freqüentaram um programa de orientação profissional. Utilizou-se a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), Levantamento de Interesses Profissionais (LIP) e Questionário de Personalidade 16PF 5a Edição. Os resultados indicam várias associações significativas entre as três áreas avaliadas dentre as quais destacam-se as associações entre raciocínio abstrato (RA) mecânico (RM) e espacial (RE) com interesses em ciências físicas e cálculo e com a rigidez de pensamento (Fator III do 16PF) indicando valorização da objetividade em oposição ao sentimento. Este estudo fornece informações importantes sobre a utilidade do uso combinado desses instrumentos principalmente no que refere a validade das interpretações obtidas otimizando a exploração das informações sobre a personalidade no momento da escolha profissional no desenvolvimento de carreira.

Keywords : Bateria de Provas de Raciocínio; 16PF; Validade; Orientação Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License