SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Matrizes Progressivas do Raven Infantil: um estudo de validação para o Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ALMEIDA, Leandro S.; SOARES, Ana Paula C.  e  FERREIRA, Joaquim Armando. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.2, pp. 81-93. ISSN 1677-0471.

O insucesso e a evasão no ensino superior atingem níveis preocupantes na maioria dos países. Importa conhecer as suas causas e implementar as medidas, sobretudo preventivas, que possam diminuir o custo individual, familiar e social de tais situações. No presente trabalho, são apresentados os procedimentos de construção e validação de uma versão reduzida do Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997). A redução substancial do número de itens na versão abreviada da escala (QVA-r; Almeida, Ferreira & Soares, 2001), procura ultrapassar as dificuldades inerentes à administração de uma versão integral do questionário constituída por 170 itens distribuídos por 17 subescalas. A presente versão abreviada é constituída por 60 itens distribuídos por cinco grandes áreas da adaptação acadêmica dos estudantes: pessoal; interpessoal; vocacional; estudo-aprendizagem; e institucional. As qualidades métricas da versão reduzida revelam-se satisfatórias em termos da sua consistência e validade interna.

Palavras-chave : Ajustamento acadêmico; Adaptação à universidade; Realização acadêmica; Ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License