SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): avaliação do ajustamento dos estudantes universitáriosToulouse-Piéron: atualizações de resultados para o estado do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

PASQUALI, Luiz; WECHSLER, Solange  y  BENSUSAN, Edith. Matrizes Progressivas do Raven Infantil: um estudo de validação para o Brasil. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.2, pp. 95-110. ISSN 1677-0471.

O artigo apresenta a validação do Raven Infantil para o Brasil, baseada numa amostra de 9.929 crianças do sistema educacional do Distrito Federal. A análise fatorial verificou a presença de 4 fatores no teste, sendo estes reconhecidos como raciocínio analógico-abstrato, raciocínio analógico-concreto, percepção da gestalt e raciocínio dedutivo. Destes, apenas o raciocínio analógico-abstrato, composto de 15 itens, se mostrou consistente. Ademais, os quatro fatores estão correlacionados, permitindo a extração de um fator geral, constituído por 25 dos 36 itens do teste original, o qual foi denominado de raciocínio analógico. O fator de raciocínio analógico-abstrato se mostrou bastante difícil para a maioria das crianças, apresentando um índice de dificuldade de b = 0,82, enquanto o fator geral se apresentou menos difícil, mas ainda acima da média geral de aptidão das crianças (b = 0,52). Conclui-se que o Raven Infantil é um teste adequado para avaliar o aspecto de raciocínio analógico de crianças brasileiras, mas uma série de itens se mostra, pelo menos, inútil no teste, sendo o item 24 totalmente inadequado.

Palabras clave : Raven; Raven Infantil; Teste de inteligência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License