SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Matrizes Progressivas do Raven Infantil: um estudo de validação para o BrasilO Método Q na avaliação psicológica: utilizando a família como ilustração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ALCHIERI, João Carlos; LUNKES, Carla Luci Klein  e  ZIMMER, Débora. Toulouse-Piéron: atualizações de resultados para o estado do Rio Grande do Sul. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.2, pp. 111-118. ISSN 1677-0471.

Neste trabalho apresenta-se uma atualização dos dados referentes ao Teste de Atenção Concentrada de Toulouse-Piéron. Os resultados do presente estudo foram obtidos com 2692 sujeitos que participaram em diversos processos seletivos, em concursos públicos e em seleções realizadas e através de empresas nos anos de 1995 a 1999 no estado do RS. Observou-se na amostra o predomínio de sujeitos masculinos 88% (2369) em comparação a 12% do sexo feminino, com idades variando de 19 a 62 anos em diferentes níveis de instrução, do elementar ao superior. A distribuição dos escores para as variáveis Rapidez e Qualidade não apresentaram diferenças significativas quando comparadas com a idade, entretanto, evidenciou-se significativas distinções em relação ao nível de Instrução e Rapidez. São apresentados os resultados padronizados em diferentes tabelas de percentis levando-se em consideração o nível de instrução.

Palavras-chave : Toulouse-Piéron; Testes; Atenção Concentrada; Atualização de resultados.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License