SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Toulouse-Piéron: norms for the state of Rio Grande do Sul, BrazilThe Pfsister's Color Pyramid Test to in the identification of obsessive compulsive disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

BIGRAS, Marc  and  DESSEN, Maria Auxiliadora. O Método Q na avaliação psicológica: utilizando a família como ilustração. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.2, pp. 119-131. ISSN 1677-0471.

O método Q é relativamente desconhecido entre os pesquisadores e os clínicos que se interessam pela psicologia da família, apesar da eficácia de seus instrumentos no que tange à avaliação da qualidade das relações familiares, particularmente das relações conjugais e parentais. A qualidade dos dados produzidos por um método depende, sobretudo, de sua adequação à questão formulada e da habilidade do pesquisador e/ou do clínico em selecionar as estratégias metodológicas corretas. O processo de escolha, por sua vez, depende do conhecimento atualizado que se tem a respeito das diferentes metodologias. Assim, este artigo tem como objetivo descrever o método Q, contrastando-o com o método R, usando, como exemplo, os Q-Sorts. Para ilustrar as suas vantagens e desvantagens, são apresentados dados de pesquisas na área de psicologia da família.

Keywords : Método Q; Método R; Avaliação psicológica; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License