SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Toulouse-Piéron: atualizações de resultados para o estado do Rio Grande do SulO Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister e o transtorno obsessivo compulsivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

BIGRAS, Marc  y  DESSEN, Maria Auxiliadora. O Método Q na avaliação psicológica: utilizando a família como ilustração. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.2, pp. 119-131. ISSN 1677-0471.

O método Q é relativamente desconhecido entre os pesquisadores e os clínicos que se interessam pela psicologia da família, apesar da eficácia de seus instrumentos no que tange à avaliação da qualidade das relações familiares, particularmente das relações conjugais e parentais. A qualidade dos dados produzidos por um método depende, sobretudo, de sua adequação à questão formulada e da habilidade do pesquisador e/ou do clínico em selecionar as estratégias metodológicas corretas. O processo de escolha, por sua vez, depende do conhecimento atualizado que se tem a respeito das diferentes metodologias. Assim, este artigo tem como objetivo descrever o método Q, contrastando-o com o método R, usando, como exemplo, os Q-Sorts. Para ilustrar as suas vantagens e desvantagens, são apresentados dados de pesquisas na área de psicologia da família.

Palabras clave : Método Q; Método R; Avaliação psicológica; Família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License