SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2O Método Q na avaliação psicológica: utilizando a família como ilustraçãoAdaptação e validação de um instrumento de avaliação da satisfação com a imagem corporal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

AMARAL, Anna Elisa de Vilemor; SILVA, Telma Claudina da  e  PRIMI, Ricardo. O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister e o transtorno obsessivo compulsivo. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.2, pp. 133-139. ISSN 1677-0471.

O diagnóstico psicopatológico é uma atividade constante no trabalho de psicólogos e psiquiatras, porém ainda constata-se relativa carência de recursos e instrumentos de avaliação. Nesse estudo procuramos contribuir oferecendo evidências de validade para o teste de Pfister no diagnóstico psicopatológico do transtorno obsessivo compulsivo (TOC). A amostra foi formada por 12 pacientes diagnosticados com TOC (GE) e 18 pessoas que nunca procuraram ajuda psiquiátrica ou psicológica (GC). Em ambos os grupos foi aplicado o teste de Pfister, sendo que no GE também aplicou-se a SCID, para validação do diagnóstico psiquiátrico e uniformização da amostra. Empregando a regressão logística verificou-se um aumento significativo na cor marrom e nas formações simétricas no grupo experimental resultando em uma sensibilidade de 58,3% e uma especificidade 88,9%.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Pirâmides Coloridas de Pfister; Transtorno Obsessivo Compulsivo; Psicopatologia; Psicodiagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License