SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister e o transtorno obsessivo compulsivoInstrumentos psicológicos mais conhecidos por estudantes do sul de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

FERREIRA, Maria Cristina  e  LEITE, Neíse Gonçalves de Magalhães. Adaptação e validação de um instrumento de avaliação da satisfação com a imagem corporal. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.2, pp. 141-149. ISSN 1677-0471.

Foi objetivo do presente trabalho adaptar e validar um instrumento de avaliação da satisfação com a imagem corporal para amostras brasileiras, através de dois estudos distintos. O primeiro estudo verificou a validade fatorial e a consistência da escala, em uma amostra de 277 estudantes universitárias. As análises fatoriais exploratórias evidenciaram que a solução de dois fatores (satisfação com a aparência e preocupação com o peso), com índices de consistência interna de 0,90 e 0,79, respectivamente, era a que melhor representava a estrutura interna da escala. O segundo estudo atestou a validade concorrente da forma final da escala, através da comparação dos resultados obtidos por mulheres obesas e não obesas, que, através de três diferentes critérios de classificação da obesidade, apresentaram resultados significativamente diferentes, na direção esperada. Concluiu-se que a escala apresentou boas características psicométricas, o que recomenda sua utilização em pesquisas e como instrumento auxiliar de diagnóstico, em situações clínicas.

Palavras-chave : Imagem corporal; Satisfação com a aparência; Preocupação com o peso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License