SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Instrumentos psicológicos mais conhecidos por estudantes do sul de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

BANDEIRA, Marina. Escala de Avaliação da Competência Social de Pacientes Psiquiátricos através de Desempenho de Papéis: EACS. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.2, pp. 159-171. ISSN 1677-0471.

A escala EACS avalia a competência social de pacientes psiquiátricos, através da observação sistemática do comportamento em desempenho de papéis. Consta de quatro situações cotidianas de interação social envolvendo conflitos interpessoais, com variações na demanda da situação e no gênero do interlocutor. O desempenho dos pacientes gravado em vídeo é observado por observadores previamente treinados para avaliar, em uma escala tipo Likert de 6 pontos, a competência social global e as dimensões verbal, não-verbal, paralingüística, de resolução de problema e de expressividade emocional. O estudo piscométrico da escala utilizou uma amostra de 70 sujeitos do sexo masculino, 35 psicóticos e 35 pessoas sem história psiquiátrica, com idade entre 18 e 55 anos, sendo os grupos equivalentes quanto às variáveis socio-demográficas. Os resultados indicaram qualidades psicométricas adequadas da escala, em termos de validade discriminante, validade concomitante, fidedignidade inter-observadores, consistência interna e sensibilidade em detectar diferenças em função de mudanças nas variáveis experimentais.

Palavras-chave : Competência social; Pacientes psiquiátricos; Desempenho de papéis; Readaptação psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License