SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Atribution of causality to divorceThe diagnosis of emotional aspects associated with lower back pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

NORIEGA, José Angel Vera; ALBUQUERQUE, Francisco José Batista de; ALVAREZ, Jesús Francisco Laborin  and  PIMENTEL, Carlos Eduardo. Coping em uma população do nordeste brasileiro. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.1, pp. 17-27. ISSN 1677-0471.

Utilizou-se a versão ajustada da escala mexicana de estilos de coping para obter a validade de construto e as diferenças por sexo, idade, religião, preferência política, parceiro (a) e renda na população da Paraíba, através de uma amostra divida por idade e sexo, com 600 pessoas pertencentes a três grupos: 14-22, 23-35 e 36-60 anos. A análise dos componentes principais com rotação varimax apresentou três fatores para as seis situações-problema: vida, escola/trabalho, amigos, família, parceiro e saúde. Os três fatores definem os três estilos de coping. O estilo direto foi mais freqüente entre as mulheres, adolescentes, população urbana, nas pessoas com renda de até 3 salários mínimos, entre os que cursavam a segunda fase do ensino fundamental e entre os evangélicos.

Keywords : Estilos de enfrentamento aos problemas; Personalidade; Validade de construto; Nordeste brasileiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License