SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Atribuição de causalidade ao divórcioDiagnóstico de aspectos emocionais associados à lombalgia e à lombociática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

NORIEGA, José Angel Vera; ALBUQUERQUE, Francisco José Batista de; ALVAREZ, Jesús Francisco Laborin  y  PIMENTEL, Carlos Eduardo. Coping em uma população do nordeste brasileiro. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.1, pp. 17-27. ISSN 1677-0471.

Utilizou-se a versão ajustada da escala mexicana de estilos de coping para obter a validade de construto e as diferenças por sexo, idade, religião, preferência política, parceiro (a) e renda na população da Paraíba, através de uma amostra divida por idade e sexo, com 600 pessoas pertencentes a três grupos: 14-22, 23-35 e 36-60 anos. A análise dos componentes principais com rotação varimax apresentou três fatores para as seis situações-problema: vida, escola/trabalho, amigos, família, parceiro e saúde. Os três fatores definem os três estilos de coping. O estilo direto foi mais freqüente entre as mulheres, adolescentes, população urbana, nas pessoas com renda de até 3 salários mínimos, entre os que cursavam a segunda fase do ensino fundamental e entre os evangélicos.

Palabras clave : Estilos de enfrentamento aos problemas; Personalidade; Validade de construto; Nordeste brasileiro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License