SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Coping em uma população do nordeste brasileiroFactores y estilos de personalidad estudio comparativo: a comparative study índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

CRUZ, Roberto Moraes  y  SARDA JR., Jamir João. Diagnóstico de aspectos emocionais associados à lombalgia e à lombociática. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.1, pp. 29-33. ISSN 1677-0471.

O presente estudo teve por objetivo verificar a presença da depressão, ansiedade e somatização em um grupo de pacientes com lombalgia e lombociática, atendidos no Núcleo de Intervenção e Diagnóstico por Imagem (NIDI), em Florianópolis. A compreensão da dor como um fenômeno multidimensional fundamenta as abordagens mais efetivas de síndromes dolorosas reconhecem a mediação de aspectos emocionais e comportamentais sobre as mesmas. Os 50 (cinqüenta) pacientes avaliados realizaram uma anamnese neuropsicológica e uma bateria de testes psicológicos para avaliar desempenho padrões psicológicos associados à dor. Analisamos os resultados das escalas de depressão, ansiedade e somatização do SCL-90-R e verificamos uma associação significativa entre depressão, ansiedade e somatização associadas à lombalgia e à lombociática, demonstrando a importância da avaliação psicológica no diagnóstico e tratamento de síndromes dolorosas de origem lombar.

Palabras clave : Avaliação psicológica; Dor; Lombalgia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License