SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Personality factors and traitsOrganization of time use and values of undergraduate students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

ENEAS, Maria Leonor Espinosa. Mudança psíquica avaliada pela Escala Rutgers de Progresso em Psicoterapia. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.1, pp. 45-56. ISSN 1677-0471.

Estudo retrospectivo da validade preditiva da Escala Rutgers de Progresso em Psicoterapia (RPPS). A escala é composta por oito ítens teoricamente embasados e avalia seqüencialmente as transcrições de sessões usando escala de cinco pontos. A pesquisa envolveu dois processos completos de psicoterapia breve, semelhantes na duração e condições dos sujeitos. Os processos foram avaliados pré e pós terapia quanto à qualidade adaptativa (EDAO) e funcionamento psicodinâmico (EAP e EAR), mostrando-se um bem-sucedido e outro medianamente bem-sucedido. Estudou a fidedignidade das avaliações da RPPS feitas por grupos de juízes, empregando o Coeficiente de Correlação Intraclasse. Obteve acordo mínimo de 0,40 em 6 ítens, sendo 3 em comum para ambos os processos. A análise clínica destes ítens considerou a evolução e avaliações dos processos. A evolução de Colaboração apresentou possibilidade de discriminar os resultados terapêuticos. A escala mostrou-se sensível para identificar episódios críticos para o progresso terapêutico. São necessárias réplicas deste estudo.

Keywords : Psicoterapia breve; Processo psicoterápico; Mudança psíquica; Escala de avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License