SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Factores y estilos de personalidad estudio comparativo: a comparative studyOrganização do uso do tempo e valores de universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

ENEAS, Maria Leonor Espinosa. Mudança psíquica avaliada pela Escala Rutgers de Progresso em Psicoterapia. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.1, pp. 45-56. ISSN 1677-0471.

Estudo retrospectivo da validade preditiva da Escala Rutgers de Progresso em Psicoterapia (RPPS). A escala é composta por oito ítens teoricamente embasados e avalia seqüencialmente as transcrições de sessões usando escala de cinco pontos. A pesquisa envolveu dois processos completos de psicoterapia breve, semelhantes na duração e condições dos sujeitos. Os processos foram avaliados pré e pós terapia quanto à qualidade adaptativa (EDAO) e funcionamento psicodinâmico (EAP e EAR), mostrando-se um bem-sucedido e outro medianamente bem-sucedido. Estudou a fidedignidade das avaliações da RPPS feitas por grupos de juízes, empregando o Coeficiente de Correlação Intraclasse. Obteve acordo mínimo de 0,40 em 6 ítens, sendo 3 em comum para ambos os processos. A análise clínica destes ítens considerou a evolução e avaliações dos processos. A evolução de Colaboração apresentou possibilidade de discriminar os resultados terapêuticos. A escala mostrou-se sensível para identificar episódios críticos para o progresso terapêutico. São necessárias réplicas deste estudo.

Palavras-chave : Psicoterapia breve; Processo psicoterápico; Mudança psíquica; Escala de avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License