SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Psychic change assessed by The Rutgers Psychotherapy Progress ScaleIntelligence: advances in theoretical models and in measurement instruments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

LEITE, Umbelina do Rego; TAMAYO, Álvaro  and  GUNTHER, Hartmut. Organização do uso do tempo e valores de universitários. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.1, pp. 57-66. ISSN 1677-0471.

Neste estudo foi investigado o papel dos valores individuais na organização do tempo. Participaram 271 universitários (60% homens), idade média de 19 anos (dp = 1.9), que responderam à Escala de Organização do Tempo (EOT) e ao Inventário de Valores de Schwartz, versão brasileira. Uma análise fatorial dos eixos principais, rotação varimax, da EOT revelaram quatro fatores: rotina, persistência, planejamento e competência. Foi encontrado que estudantes com alto escore na organização do tempo têm seus valores centrados na benevolência e conformidade. Os tipos motivacionais de realização, hedonismo, estimulação e autodireção tiveram correlação positiva com o fator persistência. As correlações entre os tipos motivacionais e o fator rotina apresentaram a forma sinusoidal. Também, mulheres foram mais organizadas que os homens; estudantes de humanas planejaram mais que alunos de exatas e alunos dos primeiros semestres tiveram mais competência no uso do tempo que alunos dos outros semestres.

Keywords : Organização e administração de tempo; Valores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License