SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Taxonomia de adjetivos descritores da personalidadeEscalas para medida das crenças em saúde: construção e validação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PASQUALI, Luiz  e  PRIMI, Ricardo. Fundamentos da teoria da resposta ao item: TRI. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.2, pp. 99-110. ISSN 1677-0471.

O artigo apresenta o histórico e a lógica básica da nova teoria em psicometria, a teoria de resposta ao item, abreviadamente a TRI. A teoria tem suas origens nos anos 1930, mas foi axiomatizada nos anos 1960, tomando conta de grande parte da psicometria nos anos 1980. A TRI constitui uma teoria dentro das teorias da modelagem latente que surgiram nos anos 1930. Estas teorias postulam que o comportamento humano é conseqüência de processos hipotéticos chamados de traços latentes. A TRI assume este modelo e expressa a relação entre os comportamentos (chamadas variáveis observáveis) e os traços latentes (as variáveis hipotéticas) através uma equação matemática chamada de equação logística. Esta produz uma curva ou ogiva conhecida como a curva característica do item, a CCI. A CCI define os parâmetros dos comportamentos, ditos itens (dificuldade, discriminação) em função do tamanho do traço latente, expresso como teta (q). Discutem-se também as vantagens que a TRI apresenta frente à teoria tradicional em psicometria, a Teoria Clássica dos Testes (TCT).

Palavras-chave : Teoria de resposta ao item; TRI; Psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License