SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Fundamentos da teoria da resposta ao item: TRIA estrutura fatorial do Inventário do Significado e Motivação do Trabalho, IMST índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

COLETA, Marilia Ferreira Dela. Escalas para medida das crenças em saúde: construção e validação. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.2, pp. 111-122. ISSN 1677-0471.

Este artigo descreve os procedimentos para construção e validação de escalas para medida das variáveis componentes do Modelo de Crenças em Saúde. As escalas de Severidade Percebida e de Susceptibilidade Percebida foram traduzidas e adaptadas de Champion (1984), as escalas de Benefícios Percebidos e Barreiras Percebidas foram construídas a partir de um estudo prévio de identificação das crenças comportamentais relacionadas com a prevenção de doenças cardiovasculares. As escalas foram aplicadas a 237 sujeitos do sexo masculino, divididos em saudáveis, hipertensos e enfartados. Os resultados mostraram que a maioria das escalas apresentou validade e confiabilidade que recomendam sua utilização.

Palabras clave : Escalas; Crenças em saúde; Enfarte do miocárdio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License