SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2A estrutura fatorial do Inventário do Significado e Motivação do Trabalho, IMSTLuz, câmera, ação: desenvolvendo um sistema multimídia para avaliação de habilidades sociais em crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

MENDONCA, Helenides  y  TAMAYO, Álvaro. Construção e validação de um instrumento para a Medida de Atitude em Relação à Retaliação Organizacional (MARO). Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.2, pp. 147-153. ISSN 1677-0471.

Este estudo teve como objetivo construir e validar uma medida que aferisse a atitude de trabalhadores em relação em relação à retaliação organizacional. A escala composta por 12 itens engloba um componente afetivo e outro conativo e foi aplicada a uma amostra de 313 sujeitos. Os dados foram submetidos a análise fatorial (PAF - Principal Axis Factoring). A rotação pelo método ortogonal (varimax) revelou dois fatores responsáveis pela organização das atitudes. O primeiro fator refere-se ao componente afetivo (7 itens, a = 0,84), explicando 40,6% da variabilidade; o segundo diz respeito ao componente conativo (5 itens, a = 0,87) e explica 18,2% da variância. A versão da MARO, resultante deste estudo, abre perspectivas para futuras pesquisas nacionais sobre o assunto, visto que possui validade fatorial e consistência interna dos itens.

Palabras clave : Medida atitudinal; Retaliação organizacional; Reações à injustiça no trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License