SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Development and validation of an instrument to Measure the Attitude in Relation to the Organizational Retaliation (MARO)Assessment Scale of Achievement Goals: a preliminary study on evidences of validity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

DEL PRETTE, Zilda A. P.  and  DEL PRETTE, Almir. Luz, câmera, ação: desenvolvendo um sistema multimídia para avaliação de habilidades sociais em crianças. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.2, pp. 155-164. ISSN 1677-0471.

Este trabalho descreve as etapas do processo de desenvolvimento de um sistema multimídia para avaliação de habilidades sociais de crianças. Apresentam-se, de forma resumida, as preocupações que deram origem ao instrumento e a estrutura conceitual que orientou sua elaboração. Descreve-se, então, passo-a-passo, o processo de construção dos materiais iniciais até sua concepção como um sistema de avaliação que finalmente incluiu: a) versão informatizada (para auto-avaliação); b) versão impressa (para auto-avaliação e avaliação do professor); c) software para processar e integrar os resultados. O instrumento consiste de 21 itens de habilidades sociais, cada um composto por uma situação e três alternativas de reação. A criança é solicitada a indicar a freqüência e dificuldade com que apresenta cada reação e a adequação de cada uma delas. O professor avalia as reações da criança (freqüência) e o conteúdo das reações (adequação e importância). Ao final são indicadas as novas etapas previstas para o aperfeiçoamento do sistema.

Keywords : Avaliação de habilidades sociais; Competência social; Multimídia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License