SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Light, camera, action: developing a multimedia system to evaluate children social skillsPrevalence of indicators of depression among adolescents in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

ZENORINI, Rita da Penha Campos; SANTOS, Acácia A. Angeli dos  and  BUENO, José Maurício Haas. Escala de Avaliação das Metas de Realização: estudo preliminar de validação. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.2, pp. 165-173. ISSN 1677-0471.

Com o objetivo de explorar evidências de validade para uma escala de avaliação das metas de realização, foram estudados 189 universitários de ambos os sexos. O instrumento, que consistia em um conjunto de 17 itens, elaborados numa escala Likert de 4 pontos, foi aplicado coletivamente em sala de aula. Os resultados obtidos com a análise fatorial mostraram a existência de dois fatores que correspondem exatamente às duas dimensões das metas de realização baseadas no desempenho (meta performance) e no próprio interesse pela tarefa (meta aprender), explicando 42,5% da variância total. Um outro indicativo de validade concorrente, investigado com a análise de correlação entre as pontuações na escala e a média das notas dos sujeitos, não apresentou os coeficientes esperados, quando comparados a pesquisas estrangeiras sobre o construto. Sugere-se a realização de novos estudos que explorem mais amplamente os aspectos conceituais e as propriedades psicométricas desta escala.

Keywords : Avaliação de Metas; Desempenho Acadêmico; Motivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License