SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Escala de Avaliação das Metas de Realização: estudo preliminar de validaçãoRevisão das expectativas no Pfister para uma amostra normativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

REPPOLD, Caroline Tozzi  y  HUTZ, Claudio Simon. Prevalência de indicadores de depressão entre adolescentes no Rio Grande do Sul. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.2, pp. 175-184. ISSN 1677-0471.

Estudos epidemiológicos demonstram um aumento progressivo das manifestações depressivas entre jovens nos últimos anos. Esse estudo investigou a prevalência de indicadores de depressão entre adolescentes no RS, bem como os fatores de risco, preditores do humor deprimido. Participaram da amostra 456 adolescentes entre 14 e 15 anos, que responderam ao Inventário de Depressão Infantil e às Escalas de Exigência e Responsividade Parental. Foram observados escores indicativos de depressão em 5,7% dos casos. Os resultados evidenciaram diferenças significativas em relação a variáveis demográficas e contextuais, especialmente quanto ao sexo e à aquiescência parental, mostrando que todos os adolescentes que apresentaram indicativo de depressão referiram-se à baixa responsividade parental. Os preditores avaliados foram discutidos sob a perspectiva da interação de fatores individuais e ambientais, de modo a subsidiar a elaboração de projetos de intervenção terapêutica ou psicoprofilática.

Palabras clave : Depressão; Adolescência; Estilos parentais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License