SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Prevalence of indicators of depression among adolescents in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

AMARAL, Anna Elisa de Villemor et al. Revisão das expectativas no Pfister para uma amostra normativa. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.2, pp. 185-188. ISSN 1677-0471.

O teste das Pirâmides Coloridas de Pfister é uma técnica de avaliação psicológica criada em 1951 por Max Pfister, na Suiça e normatizada para população brasileira em 1978. Passado-se 25 anos do último estudo de normatização e havendo alterações nas tonalidades das cores do material atualmente produzido, esse estudo teve como objetivo verificar a freqüências das cores, síndromes cromáticas e formas para um novo grupo de não-pacientes A amostra foi composta por 109 indivíduos voluntários, não-pacientes, de cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais. O critério para inclusão na amostra foi a ausência de queixas especificas e nunca terem buscado ajuda psicológica ou psiquiátrica. Os dados foram analisados estatisticamente e são apresentadas as tabelas contendo as estatísticas descritivas. Esse estudo contribui para uma atualização das expectativas e maior confiabilidade nas previsões diagnósticas.

Keywords : Pirâmides Coloridas de Pfister; Normatização; Avaliação Psicológica; Psicodiagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License