SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Prevalência de indicadores de depressão entre adolescentes no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

AMARAL, Anna Elisa de Villemor et al. Revisão das expectativas no Pfister para uma amostra normativa. Aval. psicol. [online]. 2003, vol.2, n.2, pp. 185-188. ISSN 1677-0471.

O teste das Pirâmides Coloridas de Pfister é uma técnica de avaliação psicológica criada em 1951 por Max Pfister, na Suiça e normatizada para população brasileira em 1978. Passado-se 25 anos do último estudo de normatização e havendo alterações nas tonalidades das cores do material atualmente produzido, esse estudo teve como objetivo verificar a freqüências das cores, síndromes cromáticas e formas para um novo grupo de não-pacientes A amostra foi composta por 109 indivíduos voluntários, não-pacientes, de cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais. O critério para inclusão na amostra foi a ausência de queixas especificas e nunca terem buscado ajuda psicológica ou psiquiátrica. Os dados foram analisados estatisticamente e são apresentadas as tabelas contendo as estatísticas descritivas. Esse estudo contribui para uma atualização das expectativas e maior confiabilidade nas previsões diagnósticas.

Palavras-chave : Pirâmides Coloridas de Pfister; Normatização; Avaliação Psicológica; Psicodiagnóstico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License