SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Critério de integração do Teste de Bender: explorando evidências de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; BARDAGI, Marúcia Patta  e  GOMES, William Barbosa. Refinamento de um instrumento para avaliar responsividade e exigência parental percebidas na adolescência. Aval. psicol. [online]. 2004, vol.3, n.1, pp. 01-12. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi refinar um instrumento para avaliação das dimensões de exigência e responsividade parentais percebidas entre adolescentes. Itens de uma versão inicial do instrumento foram modificados, com o intuito de enriquecer o conteúdo das escalas e melhorar sua fidedignidade. Inicialmente, um conjunto de 33 itens foi aplicado a 550 adolescentes (50,5% mulheres) com média de idade de 16,6 anos. Análises de componentes principais indicaram claramente a existência de duas componentes mais relevantes, correspondendo às dimensões de exigência e responsividade. Os índices alpha de Cronbach observados na versão final do instrumento, com 24 itens, foram entre 0,78 e 0,92. Estes resultados mostram a validade de construto e a excelente consistência interna do instrumento, que pode ser utilizado em pesquisas futuras e outros contextos. Diferenças observadas entre os sexos e na percepção de responsividade e exigência em relação a pais e mães são também discutidas ao final do estudo.

Palavras-chave : Responsividade parental; Exigência parental; Adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License