SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Refinamento de um instrumento para avaliar responsividade e exigência parental percebidas na adolescênciaAvaliação da criatividade verbal no contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SISTO, Fermino Fernandes; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Critério de integração do Teste de Bender: explorando evidências de validade. Aval. psicol. [online]. 2004, vol.3, n.1, pp. 13-20. ISSN 1677-0471.

Este trabalho analisou os critérios de Koppitz para avaliar a integração das figuras do Bender e seu caráter evolutivo. Os participantes foram 314 escolares de ambos os sexos, de 7 a 10 anos. Os dados foram coletados por estudantes treinados, de graduação e pós-graduação, que davam instruções e auxiliavam os alunos para realizar o teste. Os resultados indicaram baixa correlação entre idade e número de erros. Entretanto, apenas dois grupos etários foram diferenciados significativamente pelo teste de Tukey mesmo quando as correlações e análises de variância foram significativas. A análise das correlações item-total mostrou problemas de ajustamento, já que apenas duas medidas apresentaram relação significativa com a pontuação total.

Palavras-chave : Teste de Bender; Parâmetros psicométricos; Sistema de avaliação de Koppitz.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License