SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Critério de integração do Teste de Bender: explorando evidências de validadeValidação do Teste Figuras Complexas de Rey na população brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

WECHSLER, Solange Muglia. Avaliação da criatividade verbal no contexto brasileiro. Aval. psicol. [online]. 2004, vol.3, n.1, pp. 21-31. ISSN 1677-0471.

Esta pesquisa visou investigar a possibilidade de se avaliar a criatividade verbal, de forma válida e precisa, no contexto brasileiro. Dois estudos foram propostos, tendo o primeiro uma amostra composta por 128 pessoas, sendo 63 (32 M, 31 H) definidas como criativas e 65 (36 M, 29 H) considerados como não criativos ou regulares, e o segundo como participantes 53 estudantes (35 M, 18 H) do 2o Colegial. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Pensamento Criativo de Torrance, forma verbal A (Torrance, 1990), e uma folha de dados sobre a produção criativa reconhecida ou não dos indivíduos. A Correlação de Pearson e o teste t foram as análises utilizadas. Os resultados demonstraram a validade preditiva e de construto dos indicadores criativos presentes no Teste de Torrance, (pd<0,05; pd<0,001), assim como a sua precisão, estabelecida por teste-reteste. Concluiu-se que este teste pode ser utilizado no Brasil pois atende aos parâmetros científicos necessários para os instrumentos psicológicos.

Palabras clave : Testes; Criatividade verbal; Produção criativa; Avaliação psicológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License