SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Rey Complex Figure validation for the brazilian populationAdvances in scale interpretation with the application of Item Response Theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

LEON, Viviane de; BOSA, Cleonice; HUGO, Cristina  and  HUTZ, Claudio S.. Propriedades psicométricas do Perfil Psicoeducacional Revisado: PEP-R. Aval. psicol. [online]. 2004, vol.3, n.1, pp. 39-52. ISSN 1677-0471.

Este artigo apresenta as propriedades psicométricas da versão brasileira do Perfil Psicoeducacional Revisado (Psychoeducational Profile Revised - PEP-R) que avalia a idade de desenvolvimento em crianças com autismo ou com transtornos correlatos da comunicação. A validade de critério das dimensões da escala de Desenvolvimento e Comportamento foi avaliada administrando-se o PEP-R em 20 crianças com autismo, 20 crianças com Síndrome de Down e 40 crianças com desenvolvimento típico, com idades entre 4 e 9 anos. Foram também administradas as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e a versão brasileira do CBCL (Child Behavior Checklist). As correlações entre o PEP-R e essas medidas foram de 0,54 e 0,39, respectivamente. A fidedignidade entre os avaliadores (W-Kendall) variou entre 0,80 e 0,87 e a consistência interna entre 0,80 e 0,97. A comparação dos escores brutos finais da escala de Comportamento do PEP-R, nos três grupos, confirmou a validade discriminante do instrumento, sendo que o grupo com autismo apresentou maior comprometimento que os demais grupos nas dimensões investigadas.

Keywords : Autismo; Avaliação psicoeducacional; PEP-R.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License