SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Validação do Teste Figuras Complexas de Rey na população brasileiraAvanços na interpretação de escalas com a aplicação da Teoria de Resposta ao Item índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

LEON, Viviane de; BOSA, Cleonice; HUGO, Cristina  e  HUTZ, Claudio S.. Propriedades psicométricas do Perfil Psicoeducacional Revisado: PEP-R. Aval. psicol. [online]. 2004, vol.3, n.1, pp. 39-52. ISSN 1677-0471.

Este artigo apresenta as propriedades psicométricas da versão brasileira do Perfil Psicoeducacional Revisado (Psychoeducational Profile Revised - PEP-R) que avalia a idade de desenvolvimento em crianças com autismo ou com transtornos correlatos da comunicação. A validade de critério das dimensões da escala de Desenvolvimento e Comportamento foi avaliada administrando-se o PEP-R em 20 crianças com autismo, 20 crianças com Síndrome de Down e 40 crianças com desenvolvimento típico, com idades entre 4 e 9 anos. Foram também administradas as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e a versão brasileira do CBCL (Child Behavior Checklist). As correlações entre o PEP-R e essas medidas foram de 0,54 e 0,39, respectivamente. A fidedignidade entre os avaliadores (W-Kendall) variou entre 0,80 e 0,87 e a consistência interna entre 0,80 e 0,97. A comparação dos escores brutos finais da escala de Comportamento do PEP-R, nos três grupos, confirmou a validade discriminante do instrumento, sendo que o grupo com autismo apresentou maior comprometimento que os demais grupos nas dimensões investigadas.

Palavras-chave : Autismo; Avaliação psicoeducacional; PEP-R.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License