SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Propriedades psicométricas do Perfil Psicoeducacional Revisado: PEP-RAvaliação psicológica no Brasil: Tests de Medeiros e Albuquerque índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

PRIMI, Ricardo. Avanços na interpretação de escalas com a aplicação da Teoria de Resposta ao Item. Aval. psicol. [online]. 2004, vol.3, n.1, pp. 53-58. ISSN 1677-0471.

Um dos aspectos mais importantes de qualquer instrumento de avaliação refere-se ao significado dos escores, isto é, à interpretação atribuída aos diferentes níveis de desempenho. Tradicionalmente, a inteligibilidade dessas notas pode ser conferida por três procedimentos: referência à norma, referência ao conteúdo, referência ao critério. O mais utilizado é a referência à norma informando a posição relativa que um escore ocupa frente ao desempenho de um grupo de referência. Contudo, a principal limitação deste procedimento é que ele carece de informações exatas sobre o que a pessoa é capaz de realizar. O Escalonamento comportamental, definido por John B. Carroll, é um procedimento baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI) que procura superar essa limitação. Por meio desse método pode-se afirmar, em termos comportamentais, as implicações dos resultados dos testes com respeito ao que o examinado conhece ou pode realizar. Esse artigo discute este procedimento e ilustra sua aplicação na avaliação da compreensão em leitura e inteligência fluida.

Palabras clave : Teoria de Resposta ao Item; Interpretação referenciada em critério; Interpretação de escalas e métodos psicométricos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License