SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Adaptação brasileira da Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

PASQUALI, Luiz  e  ALVES, Amélia Regina. Validação do Portraits Questionnaire - PQ de Schwartz para o Brasil. Aval. psicol. [online]. 2004, vol.3, n.2, pp. 73-82. ISSN 1677-0471.

O objetivo da pesquisa aqui relatada foi o de validar o instrumento de valores Portraits Questionnaire - PQ de Schwartz. A coleta de dados ocorreu com 4.000 usuários da telefonia móvel e as análises evidenciaram uma estrutura fatorial com quatro fatores de primeira ordem e dois de segunda, os quais se coadunam com a teoria de Schwartz. Com efeito, fica demonstrada a viabilidade do instrumento em ambiente com elevada complexidade para coleta de dados e a independência da estrutura da teoria de valores de Schwartz em relação ao instrumental utilizado para a investigação. Neste sentido, a Anatel em conjunto com o LabPAM colocam a disposição dos pesquisadores um relevante instrumento para estudo e segmentação de mercado.

Palavras-chave : Valores humanos; Satisfação do consumidor; Segmento móvel celular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License