SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Validation of Schwartz's Portraits Questionnaire (PQ) for BrazilSchool effectiveness: multilevel regression of large scale assessment data author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

RIBAS JR, Rodolfo de Castro; MOURA, Maria Lucia Seidl de  and  HUTZ, Claudio S.. Adaptação brasileira da Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne. Aval. psicol. [online]. 2004, vol.3, n.2, pp. 83-92. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente estudo foi a adaptação da Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne (MC-SDS) para o português. A desejabilidade social reflete uma propensão por parte das pessoas a dar respostas consideradas como socialmente mais aceitáveis e a negar associação pessoal com opiniões ou comportamentos considerados socialmente desabonadores.Essa tendência pode colocar em risco a validade da pesquisa e deve ser controlada. A MC-SDS, uma das escalas mais utilizadas para avaliar a desejabilidade social na atualidade, é composta por 33 afirmações. O processo de adaptação da escala envolveu a tradução do instrumento, revisões por um comitê independente, e tradução reversa. Inicialmente, a escala original em inglês e a versão em português foram aplicadas em 22 participantes bilíngües, com intervalo de uma semana entre aplicações. O índice de concordância e o coeficiente de correlação entre a escala original e a versão em português foram considerados satisfatórios. Em seguida, a versão em português foi aplicada em 407 adultos. Desse total, 108 responderam ao instrumento em duas oportunidades (intervalos de dois e de 15 meses entre aplicações). Uma análise fatorial exploratória revelou que uma solução unifatorial, tal como proposta pelo estudo original com a escala, é apropriada. A consistência interna do instrumento se mostrou adequada (Alpha de Cronbach = 0,79). As avaliações da estabilidade temporal da escala indicaram níveis estáveis de desejabilidade social, mesmo com intervalo superior a um ano. Os resultados indicam que a versão brasileira possui uma adequada correspondência com a escala original e características psicométricas que autorizam sua utilização no Brasil.

Keywords : Desejabilidade social; Marlowe-Crowne; Avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License