SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Adaptação brasileira da Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-CrowneRelato verbal na avaliação psicológica da dor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

JESUS, Girlene Ribeiro de  e  LAROS, Jacob Arie. Eficácia escolar: regressão multinível com dados de avaliação em larga escala. Aval. psicol. [online]. 2004, vol.3, n.2, pp. 93-106. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste artigo é elaborar um modelo explicativo do desempenho acadêmico de alunos da 8ª série. A análise realizada considerou a estrutura hierárquica dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os resultados apontaram que 79% da variância entre as escolas no desempenho na prova de Língua Portuguesa pode ser atribuída às variáveis relacionadas à composição socioeconômica das escolas e ao status socioeconômico dos estudantes. As variáveis com efeitos positivos no desempenho dos alunos são: (a) a manutenção dos recursos tecno-pedagógicos; (b) freqüência com que os professores passam e corrigem a lição de casa; (c) grau com que os professores estão comprometidos com a aprendizagem dos seus alunos; (d) o quanto que a idade dos alunos está próxima à ideal para a série; (e) freqüência com que o estudante faz seu dever de casa e (f) se o estudante pode se dedicar integralmente aos estudos.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Desempenho em português; Modelos Lineares Hierárquicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License