SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Eficácia escolar: regressão multinível com dados de avaliação em larga escalaLearning disabilities internationally and in Brazil: issues to consider in developing services for brazilian students with learning disabilities índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

FRUTUOSO, Joselma Tavares  e  CRUZ, Roberto Moraes. Relato verbal na avaliação psicológica da dor. Aval. psicol. [online]. 2004, vol.3, n.2, pp. 107-114. ISSN 1677-0471.

A dor é um fenômeno multidimensional com componentes sensitivos, emocionais e cognitivos. Os aspectos psicológicos têm um papel de destaque no início, agravamento e manutenção da dor. A dor é descrita como algo desagradável, independente da sua duração (aguda, crônica, episódica) ou origem (provocada por nocicepção, desaferentação, mista ou psicogênica). Sua intensidade, freqüência geram desconfortos físicos e psicológicos que dificultam o desenvolvimento das atividades cotidianas. O relato verbal (oral ou escrito) é uma forma de tornar público dados que ajudam a diagnosticar e planejar estratégias de prevenção e tratamento. O Questionário de McGill ilustra a importância do relato verbal na avaliação da dor descrevendo aspectos quantitativos e qualitativos de sua percepção. O objetivo desse artigo é discutir a importância do relato verbal na avaliação psicológica da dor.

Palavras-chave : Relato verbal; Avaliação Psicológica de dor; Questionário McGill.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License