SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Academic performance in high school: the contribution of abilities, self-efficacy and personalityThe Bender and learning difficulties: validity criteria study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

BARTHOLOMEU, Daniel; MARIN RUEDA, Fabián Javier  and  SISTO, Fermino Fernandes. Teste de Bender e dificuldades de aprendizagem: quão válido é o sistema Koppitz?. Aval. psicol. [online]. 2005, vol.4, n.1, pp. 13-21. ISSN 1677-0471.

Este estudo analisou as evidências de validade do Teste Gestáltico de Bender em relação ao desempenho na escrita de crianças. Foram estudados 343 alunos de primeira a quarta séries do ensino fundamental de escolas públicas, por meio do ADAPE e o Teste Gestáltico de Bender no que se refere à distorção da forma e integração. Houve diferenças significativas em todas as medidas feitas entre as quatro séries. Além disso, não foram encontradas correlações significativas entre as pontuações do Bender e o total de erros na escrita em quaisquer das situações estudadas. Excluídas as medidas que não discriminavam, os resultados demonstraram que somente a medida de integração geral correlacionou com o total de erros na escrita na terceira série. Esses dados sugerem que as medidas de distorção e integração do teste de Bender não fornecem uma estimativa das dificuldades de aprendizagem na escrita em crianças.

Keywords : Validade; Teste gestaltico visomotor de Bender; Dificuldades de aprendizagem escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License