SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Bender test and learning disabillities: what is the Koppitz system valid for?Assessment of school performance and reading basic abilities in primary school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça  and  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. O Bender e as dificuldades de aprendizagem: estudo de validade. Aval. psicol. [online]. 2005, vol.4, n.1, pp. 23-31. ISSN 1677-0471.

Este estudo teve por objetivos buscar evidência de validade de critério para o Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) pela comparação de grupos divididos por dificuldades de aprendizagem (acentuada/média/leve/sem indícios). Participaram 287 crianças, ambos os sexos, entre 7 e 10 anos, de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram um questionário de identificação dos sujeitos, a Escala de Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita (ADAPE) e as nove figuras do Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG), que foram aplicados coletivamente em uma única sessão. Os resultados permitiram a identificação de evidências de validade de critério para o Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG), no que se refere às dificuldades de aprendizagem.

Keywords : Ensino básico; Aprendizagem escolar; Avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License