SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Teste de Bender e dificuldades de aprendizagem: quão válido é o sistema Koppitz?Avaliação do desempenho escolar e habilidades básicas de leitura em escolares do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça  e  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. O Bender e as dificuldades de aprendizagem: estudo de validade. Aval. psicol. [online]. 2005, vol.4, n.1, pp. 23-31. ISSN 1677-0471.

Este estudo teve por objetivos buscar evidência de validade de critério para o Bender-Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG) pela comparação de grupos divididos por dificuldades de aprendizagem (acentuada/média/leve/sem indícios). Participaram 287 crianças, ambos os sexos, entre 7 e 10 anos, de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram um questionário de identificação dos sujeitos, a Escala de Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita (ADAPE) e as nove figuras do Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG), que foram aplicados coletivamente em uma única sessão. Os resultados permitiram a identificação de evidências de validade de critério para o Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG), no que se refere às dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave : Ensino básico; Aprendizagem escolar; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License