SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1The Bender and learning difficulties: validity criteria studyTranslation, semantic analysis and adaptation of check list of interpersonal transactions - revised author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

TONELOTTO, Josiane Maria de Freitas et al. Avaliação do desempenho escolar e habilidades básicas de leitura em escolares do ensino fundamental. Aval. psicol. [online]. 2005, vol.4, n.1, pp. 33-43. ISSN 1677-0471.

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho escolar e de leitura em alunos do ensino fundamental. Participaram 120 escolares, com idades variando entre 8 e 11 anos, sendo 57 do sexo masculino e 63 do sexo feminino. Os instrumentos utilizados foram o Teste de desempenho Escolar (TDE) e a Prova de Reconhecimento de palavras e pseudopalavras. Os resultados apontaram para semelhanças entre os resultados obtidos na classificação do TDE com a amostra utilizada para padronização. Observou-se associação entre desempenho escolar superior (leitura, escrita e aritmética) e acertos em Palavras e Pseudopalavras. Em relação ao tempo de reação, encontrou-se que menores tempos de reação estão associados com desempenho escolar superior (leitura, escrita e aritmética) e com maior número de acertos em palavras e não em pseudopalavras. Identificar e qualificar os processos, por meio dos quais a criança construirá seus conhecimentos, permite que medidas sejam tomadas para enfrentar possíveis dificuldades durante o processo de escolarização.

Keywords : Avaliação psicológica; Tempo de reação; Palavras; pseudopalavras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License