SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Avaliação do desempenho escolar e habilidades básicas de leitura em escolares do ensino fundamentalQualidade de vida, depressão e características de personalidade em pacientes submetidos à hemodiálise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

COUTO, Gleiber; HATTUM, Antonius Cornelius F. M. van; VANDENBERGHE, Luc Marcel Adhemar  y  BENFICA, Emerson. Tradução, análise semântica e adaptação do check list of interpersonal transactions - revisado. Aval. psicol. [online]. 2005, vol.4, n.1, pp. 45-56. ISSN 1677-0471.

Esse estudo teve como objetivo propor uma versão brasileira do CLOIT-R. Participaram desta pesquisa um grupo de 551 estudantes, com idades entre 13 e 52 anos, 66% do sexo feminino e 34% do sexo masculino; cursando da última série do ensino fundamental até o terceiro semestre do ensino superior; 75% de escolas públicas e 25% de escolas particulares. O instrumento foi um inventário construído para mapear comportamento interpessoal, contém 96 proposições distribuídas em 16 escalas que descrevem ações típicas de interações pessoais. Foram realizadas tradução e análise de adequação semântica, em seguida os sujeitos responderam ao teste marcando as palavras e as proposições que não conseguiram compreender. Como resultados, produziu-se modificações para adaptação às formas de expressão na cultura brasileira, foram marcadas como não compreendidas 89 palavras e proposições. A versão do CLOIT-R apresentada pode ser considerada adaptada para a cultura brasileira, necessitando de estudos das propriedades psicométricas.

Palabras clave : Tradução; Adaptação; Relações interpessoais; Escalas de avaliação; Inventários.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License