SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Avaliação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade em adultos (TDAH): uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

CAPITAO, Cláudio Garcia; SCORTEGAGNA, Silvana Alba  e  BAPTISTA, Makilim Nunes. A importância da avaliação psicológica na saúde. Aval. psicol. [online]. 2005, vol.4, n.1, pp. 75-82. ISSN 1677-0471.

Este artigo tem como objetivo apontar a importância da avaliação psicológica no contexto da saúde. A psicologia no campo da saúde vem se constituindo como uma das formas de se compreender o adoecimento e as maneiras pelas quais o homem pode manter-se saudável. Atualmente, a psicologia na saúde ganha espaço e importância em âmbitos multi e interdisciplinares para a compreensão dos vários fenômenos relacionados à saúde e ao adoecimento. Entre seus objetivos, destacam-se a promoção e a proteção da saúde, prevenção e tratamento de enfermidades, identificação de etiologias e disfunções associadas às doenças, bem como propor melhorias no sistema de cuidados e nas políticas públicas de saúde. A avaliação psicológica no contexto da saúde é um dos mais importantes recursos para a sistematização dos vários aspectos do funcionamento dos usuários dos serviços de saúde e na elaboração de protocolos, podendo desempenhar um relevante papel social, como ajudar a documentar a efetividade ou não de um tratamento por que passa um paciente, caracterizar a população atendida, traçar estratégias de intervenção, prevenção e profilaxia no campo da saúde.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Estratégias de intervenção; Protocolos de avaliação; Psicologia na saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License