SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Estudo de validade da escala de desempenho em informática educacional para professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

RIBEIRO, Rui Bártolo  e  ALMEIDA, Leandro S.. Tempos de reação e inteligência: a robustez dos dados face à fragilidade da sua interpretação. Aval. psicol. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 95-103. ISSN 1677-0471.

O tempo de reação em tarefas simples e tarefas complexas correlaciona-se estatisticamente com os resultados em testes de inteligência. Sujeitos com maior capacidade intelectual apresentam tempos de reação mais breves, especialmente em tarefas complexas envolvendo escolha. Estes dados foram observados numa amostra de 300 candidatos numa situação real de seleção profissional envolvendo a utilização das Matrizes Progressivas de Raven (versão standard). Ainda que a literatura na área interprete as diferenças individuais nos tempos de reação como reflexo das componentes centrais de processamento de informação, sugerindo por exemplo que a memória a curto prazo modera a correlação entre inteligência e tempos de reação, tentamos neste artigo introduzir fatores não cognitivos associados à tomada de decisão na explicação desses mesmos coeficientes.

Palavras-chave : Velocidade de processamento da informação; Tempo de reação; Inteligência; Memória a curto prazo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License