SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Tempos de reação e inteligência: a robustez dos dados face à fragilidade da sua interpretaçãoEstudo de validação da escala de estratégias de estudo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo  e  MARTINS, Ronei Ximenes. Estudo de validade da escala de desempenho em informática educacional para professores. Aval. psicol. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 105-113. ISSN 1677-0471.

O objetivo do presente estudo foi identificar evidências de validade de critério para uma escala de desempenho em informática educacional. Participaram 1144 professores da educação básica que foram divididos em dois grupos em função do uso (GRIE - 16%) ou não (GSRIE - 84%) da informática na educação. Os participantes responderam à Escala de Desempenho em Informática Educacional (EDIE) e ao Inventário de Identificação de Barreiras à Criatividade, em sessão única de 30 minutos de duração média. Os resultados para o desempenho em informática educacional revelaram que o fator gestão apresentou uma freqüência média de respostas maior que o fator desempenho, tanto para a totalidade dos participantes quanto para cada grupo. O fator Inibição / Timidez foi o que apresentou maior pontuação em barreiras à criatividade. Identificou-se correlação inversa entre falta de motivação e repressão com gestão e o desempenho total na EDIE, o que confere evidencia de validade ao EDIE.

Palavras-chave : Psicometria; Tecnologia; Criatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License