SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Estudo de validação da escala de estratégias de estudoImpacto do tamanho da amostra na calibração de itens e estimativa de escores por teoria de resposta ao item índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

GRANADO, Laura Carmilo; ROPERO PELAEZ, Francisco Javier  e  GARCIA-MIJARES, Mirian. Estudo no contexto brasileiro de três questionários para avaliar aracnofobia. Aval. psicol. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 125-139. ISSN 1677-0471.

Este estudo visou estudar, em uma amostra brasileira, a confiabilidade e a validade do Questionário para Medo de Aranha (FSQ), do Questionário para Fobia de Aranha (SPQ) e do Questionário de Automaticidade e Irracionalidade (AI). Os questionários foram traduzidos do Inglês e corrigidos por professores de Inglês. A amostra foi constituída de 120 pessoas. 84 estudantes de graduação e 36 indivíduos com medo de aranha. Os testes mostraram-se altamente correlacionados. Os coeficientes alfa de Crombach demonstraram consistência interna dos instrumentos. Os escores dos universitários diferiram significativamente dos escores de aracnofóbicos (25 sujeitos), demonstrando validade de critério concorrente. Para os três instrumentos a análise fatorial sugeriu adaptações sócio-culturais.

Palavras-chave : Fobias; Avaliação psicológica; Questionários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License