SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Study of three questionnaires for assessing arachnophobia inside the brazilian contextScales for measurement of organizational culture factors of higher education institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva  and  PRIMI, Ricardo. Impacto do tamanho da amostra na calibração de itens e estimativa de escores por teoria de resposta ao item. Aval. psicol. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 141-153. ISSN 1677-0471.

A teoria da resposta ao item (TRI) tem sido considerada um grande marco para a psicometria moderna, pois apresenta importantes vantagens em relação à TCT, como a virtual invariância dos parâmetros dos itens em relação à amostra, estimação mais precisa e interpretável do nível de habilidade dos indivíduos e procedimentos de equalização de testes mais eficientes. Contudo, tem sido discutido o tamanho mínimo da amostra para a utilização da TRI. O objetivo do presente estudo foi verificar o impacto do tamanho da amostra sobre a calibração de itens por TRI, bem como na estimativa da habilidade dos testandos. Para tanto, 9 amostras de diferentes tamanhos foram montadas a partir de um banco de dados com as respostas de 44 mil estudantes do Estado da Bahia a um exame educacional de matemática. Os resultados indicaram que os parâmetros dos itens e a habilidade dos avaliados podem ser estimados adequadamente para amostras a partir de 200 participantes, sendo que amostras menores geram estimativas instáveis.

Keywords : Teoria de resposta ao item; Tamanho da amostra; Estatística e Metodologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License