SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Impacto do tamanho da amostra na calibração de itens e estimativa de escores por teoria de resposta ao itemUm estudo comparativo sobre a dupla prsonalidade superdotação/hiperatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

COLETA, José Augusto Dela  e  COLETA, Marília Ferreira Dela. Escalas para medida de fatores da cultura organizacional de instituições de educação superior. Aval. psicol. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 173-182. ISSN 1677-0471.

Este trabalho descreve os processos de construção e determinação das principais características métricas de um conjunto de oito escalas para medida dos fatores da cultura organizacional baseadas nos estudos de Hofstede sobre a cultura nacional e organizacional e do Projeto GLOBE sobre cultura e comportamento organizacional. Participaram do estudo 490 professores universitários de 14 diferentes IES, de quatro estados da Federação, que responderam individualmente a um conjunto de escalas com 115 itens para medida dos fatores da cultura organizacional. Os dados foram processados utilizando-se de planilhas do SPSS 11.0. Os resultados mostram que as formas finais das escalas para medida dos fatores da cultura organizacional, à exceção da escala para medida da masculinidade, apresentam indicadores de validade de conteúdo e de constructo, e de confiabilidade que recomendam a sua utilização para medida destas características. São discutidas ainda as relações internas entre os fatores da cultura organizacional.

Palavras-chave : Construção de escalas; Cultura; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License