SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Escalas para medida de fatores da cultura organizacional de instituições de educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

OUROFINO, Vanessa T. A. T. de  e  FLEITH, Denise de Souza. Um estudo comparativo sobre a dupla prsonalidade superdotação/hiperatividade. Aval. psicol. [online]. 2005, vol.4, n.2, pp. 165-182. ISSN 1677-0471.

Este estudo teve como objetivo comparar alunos superdotados, hiperativos e superdotados/hiperativos em relação à criatividade, inteligência, autoconceito, déficit de atenção e hiperatividade/impulsividade, comportamento anti-social e dificuldades de aprendizagem. Participaram do estudo 114 alunos atendidos pela rede de ensino do Distrito Federal, sendo 52 alunos superdotados, 43 alunos portadores de TDAH e 19 alunos superdotados/hiperativos. Utilizou-se uma composição de instrumentos para acessar as variáveis investigadas, tais como análise documental, questionário demográfico, testes psicométricos e escalas de características. Para a análise de dados foi empregada uma análise de variância univariada (ANOVA). Os resultados indicaram diferenças significativas entre os alunos dos três grupos em favor dos superdotados nas medidas de inteligência, autoconceito e criatividade (originalidade verbal). Por outro lado, os alunos hiperativos apresentaram um escore mais elevado nas medidas de desatenção e hiperatividade/impulsividade em comparação aos outros grupos. Os resultados revelaram ainda que os hiperativos apresentaram um escore maior em ambas as medidas de comportamento anti-social e dificuldades de aprendizagem quando comparados aos superdotados.

Palavras-chave : Superdotação; Déficit de atenção; Hiperatividade; Criatividade; Inteligência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License