SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

SISTO, Fermino Fernandes. Estudo do funcionamento diferencial de itens para avaliar o reconhecimento de palavras. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 1-10. ISSN 1677-0471.

Para avaliar a presença de funcionamento diferencial em função da variável sexo, foram analisados 221 itens, construídos para mensurar o nível de reconhecimento de palavras. O estudo foi realizado com 332 crianças, com idades entre 7 e 11 anos, freqüentando de primeira a quarta série do ensino fundamental dos sistemas público e particular de educação. O instrumento possuía três alternativas de resposta, das quais somente uma era a correta, para a qual foi atribuído um ponto. Os índices de precisão do instrumento foram de 0,98 para os itens e 0,97 para as pessoas, e alfa de Cronbach de 0,98. Apenas 4 itens apresentaram DIF, sendo que pelo método de Mantel-Haenszel apenas três itens, todos eles apontados pelo procedimento anterior. No geral, menos de 2% do total de itens do instrumento apresentou funcionamento diferencial de itens.

Palabras clave : Reconhecimento de palavra; Funcionamento diferencial do item; Viés; Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License