SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Scale of satisfaction with academic experience of students of higher educationIntellectual skills of children with cancer and children who do not have the disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

SIQUEIRA, Luciana Gurgel Guida  and  WECHSLER, Solange M.. Motivação para a aprendizagem escolar: possibilidade de medida. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 21-31. ISSN 1677-0471.

Este estudo objetivou construir e validar um instrumento psicológico para avaliar a motivação para a aprendizagem escolar. A amostra foi composta por 655 estudantes (387F/268M) com média de idade de 13,6 anos, de cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo. O instrumento utilizado foi a "Escala de Motivação para a Aprendizagem Escolar". A Análise Fatorial (Varimax) apontou uma estrutura de cinco fatores, nos quais se agruparam 50 itens. Na análise da precisão (alfa de Cronbach) dos fatores, o Fator 1 obteve um bom índice. A estabilidade temporal da escala de motivação foi estudada por meio do teste-reteste, a correlação obtida foi significativa para todos os fatores da escala. De forma geral, a escala de motivação apresentou boas propriedades psicométricas, principalmente o Fator 1. Para os demais serão necessários mais estudos, com a elaboração de novos itens para melhorar a consistência interna dos fatores.

Keywords : Validade de Instrumento; Avaliação Psicológica; Motivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License