SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superiorHabilidades intelectuais de crianças com câncer e crianças não portadoras da doença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SIQUEIRA, Luciana Gurgel Guida  e  WECHSLER, Solange M.. Motivação para a aprendizagem escolar: possibilidade de medida. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 21-31. ISSN 1677-0471.

Este estudo objetivou construir e validar um instrumento psicológico para avaliar a motivação para a aprendizagem escolar. A amostra foi composta por 655 estudantes (387F/268M) com média de idade de 13,6 anos, de cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo. O instrumento utilizado foi a "Escala de Motivação para a Aprendizagem Escolar". A Análise Fatorial (Varimax) apontou uma estrutura de cinco fatores, nos quais se agruparam 50 itens. Na análise da precisão (alfa de Cronbach) dos fatores, o Fator 1 obteve um bom índice. A estabilidade temporal da escala de motivação foi estudada por meio do teste-reteste, a correlação obtida foi significativa para todos os fatores da escala. De forma geral, a escala de motivação apresentou boas propriedades psicométricas, principalmente o Fator 1. Para os demais serão necessários mais estudos, com a elaboração de novos itens para melhorar a consistência interna dos fatores.

Palavras-chave : Validade de Instrumento; Avaliação Psicológica; Motivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License