SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Motivação para a aprendizagem escolar: possibilidade de medidaAvaliação de alexitimia, neuroticismo e depressão em dependentes de álcool índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Avaliação Psicológica

versión impresa ISSN 1677-0471versión On-line ISSN 2175-3431

Resumen

SILVA, Aline Magalhães da; GALLEGO, Elaine da Trindade  y  TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz. Habilidades intelectuais de crianças com câncer e crianças não portadoras da doença. Aval. psicol. [online]. 2006, vol.5, n.1, pp. 33-41. ISSN 1677-0471.

O trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho intelectual com a aplicação do teste WISC-III, em dois grupos de crianças entre 7 e 11 anos: crianças com câncer que tem acompanhamento pedagógico e crianças que não apresentam a doença e freqüentam a escola regularmente. Os resultados apontaram que a média da pontuação de habilidades do teste do grupo composto por crianças com câncer foi superior à média de pontuação do grupo de crianças não doentes. Não houve uma avaliação dessas habilidades intelectuais pré-doença no grupo de crianças com câncer, entretanto os resultados apontaram para a preservação de um desempenho intelectual satisfatório, se comparado com as outras crianças. Embora as escalas Wechsler sejam medidas de inteligência, o estudo, embora inicial, mostra que esse tipo de escala facilita a identificação de habilidades intelectuais em crianças afastadas da escola e conseqüentemente delimita o nível de funcionamento mental das mesmas para orientar trabalhos psicopedagógicos.

Palabras clave : Câncer infantil; Escala de inteligência; Habilidades intelectuais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License